Teve Employer Branding no Social Media Week 2018

Sexta-feira passada, 14 de Setembro de 2018, foi um daqueles dias para guardar na memória e no coração. Foi a minha estréia no Social Media Week São Paulo, como palestrante.

Essa foi a 11a edição do evento e me lembro de quando eu fui, como curiosa e como ouvinte, pela primeira vez, há 11 anos atrás. Me lembro que nessa época que eu estava fazendo os primeiros cursos para entender o universo das mídias sociais, seus impactos e como trabalhar com elas a meu favor. Hoje as mídias sociais são tão inseridas e tão intensas em nossas vidas pessoais e profissionais, que fica até difícil lembrar do mundo sem elas ou lembrar do quanto foi difícil educar as pessoas a acreditar no potencial dessas ferramentas.

Eu me lembro de ter sido precursora nesse cenário nas empresas que trabalhei há 10 ou 15 anos atrás e, quem conhece minha história pessoal de vida, sabe o quanto isso é significativo na minha ligação com a tecnologia, que foi tão tardia – qualquer dia conto essa história por aqui.

Lembro-me perfeitamente de dar as primeiras “aulas” sobre mídias sociais para explicar aos funcionários como usar aqueles recursos a favor do negócio. Não foi um movimento fácil. Fiz vários turmas entre funcionários, gerentes e diretores de uma editora, que sempre havia vivido do mundo impresso até então, para mostrar um pouco do novo mundo que vinha adiante e o quanto essas mudanças impactariam nos negócios. Foi um movimento do qual eu tive muito orgulho de ajudar a realizar e influenciar, porque mudou o mundo daquela empresa e mudou o meu mundo. O Social Media Week me ajudou com suporte a informação gratuita e de qualidade em uma época ainda carente de conteúdo digital, então, estar no evento como palestrante pela primeira vez, foi um prazer enorme e tem um gostinho de satisfação pessoal muito grande.

O perfil do Social Media Week também evoluiu muito com o tempo, deixou de ser um evento no qual só estudantes tinham interesse, para abrir um mundo de possibilidades também para os profissionais do mercado, principalmente porque ampliou suas temáticas e, além de mídias sociais, também traz temas que são de relevância para o cenário atual dos negócios de uma maneira geral. E foi justamente isso que me permitiu propor o tema de Employer Branding, minha grande paixão, para o evento.

Eu comecei a trabalhar com Employer Branding há mais de 10 anos atrás. Naquele tempo era difícil até encontrar outros profissionais para fazer benchmark. Ainda era um tema muito desconhecido no mercado nacional e pouquíssimas empresas pensavam nele efetivamente. As poucas referências que eu tinha sobre Employer Branding eram internacionais e trocar experiências com essa turma era difícil no dia a dia. Em 2014 eu criei no LinkedIn o grupo “Employer Branding Brazil”, o primeiro grupo sobre o assunto no cenário nacional, na tentativa de reunir algumas pessoas para trocar experiências sobre o tema, mas era difícil achar quem quisesse fazer parte ou quem tivesse experiências para compartilhar. Eu costumo brincar que naquela época, Employer Branding era “só mato”. E era mesmo!

O mercado evoluiu muito nos últimos anos e o tema Employer Branding tornou-se muito mais visível, trazendo a estratégia de marca empregadora para o foco das corporações, finalmente. Ainda assim, há pouco material disponível sobre Employer Branding, pouquíssima literatura e quase nenhum evento sobre o tema no cenário nacional. Por isso, poder trazer Employer Branding em um evento como o Social Media Week, para tanta gente interessada, me trouxe imensa alegria.

Aproveito para deixar aqui meus agradecimentos especiais para:

  • Edney (InterNey) Souza, por manter esse evento tão importante com carinho e dedicação todos esses anos, como se fosse o primeiro. A organização, a promoção e os voluntários do evento foram impecáveis
  • O amigo, Luiz Buccos, que teve papel fundamental nesse processo, me incentivando a propôr esse tema no evento
  • O time do UnitedHealth Group, que sabe o quanto sou apaixonada por Employer Branding e sempre me apoia levando seu entusiasmo e presença
  • Todos os que assistiram o tema ao vivo, numa sexta-feira chuvosa com trânsito maluco em São Paulo, mas, especialmente ao William e a Paula, que viajaram 4 horas do interior até São Paulo, para me ouvir falar. Que honra!

Quem não conseguiu ver ao vivo, pode assistir aqui a gravação:

Ah, ainda em tempo, feedbacks são muito bem vindos!

#EmployerBranding #EVP #MarcaEmpregadora #GestãoDeMarcaEmpregadora #SMWSP #SMWSP2018

 

Post relacionados

2 comentários em “Teve Employer Branding no Social Media Week 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *