O Bê a Bá do Employer Branding

Vamos ser diretos? Depois que Employer Branding virou terminologia da moda, o que chamam por aí de “buzz word”, todo mundo acha que sabe o que é e como empregar o uso. Mas, pelas minhas andanças no mundo corporativo, vou contar aqui para vocês que eu já vi muita gente fazendo uso incorreto do termo, então acho que vale explicar um pouco mais para quem está começando nesse mundo agora.

EMPLOYER BRAND ou MARCA EMPREGADORA é a percepção da marca de uma empresa como Empregadora. É diferente da percepção da marca como negócio ou como provedora de produtos e serviços.

EMPLOYER BRANDING é a gestão da marca empregadora. É o processo de criação de um lugar diferenciado de trabalho, é a promoção para atração de novos talentos, mas não limitante a eles. Quando falamos de marca empregadora deve-se pensar no começo ao fim do ciclo de vida do colaborador, ou seja, a estratégia de marca não deve ser usada só para atrair talentos, mas principalmente para retê-los, começando no processo de conhecimento de marca, antes mesmo do colaborador fazer parte efetiva da empresa, e passando pelo onboarding, desenvolvimento, reconhecimento, até a aposentadoria ou desligamento.

É o processo de criar um bom lugar para se trabalhar (internamente – retenção de talentos) e promover isso para outras pessoas (externamente – aquisição de talentos) que tenham conhecimento, habilidades e características para fazer parte do time de colaboradores da empresa, sempre com foco em ter o time de melhores talentos para atingir os objetivos de negócios da empresa.

EVP – EMPLOYER VALUE PROPOSITION ou EMPLOYEE VALUE PROPOSITION ou Proposta de Valor do Empregador é o conjunto de qualidades às quais a empresa deseja ser associada como empregadora. Também conhecida como Employment Proposition ou People Promisse.

Mais do que terminologias, uma das coisas que eu aprendi nessa jornada de mais de 10 anos trabalhando com Employer Branding, é que o mais importante é estar atento às pessoas e suas experiências. Isso é o que move a marca empregadora com efetividade. Então, eu criei e adotei esse mantra para mim quando penso em Employer Branding: “It’s all about people. It’s all about experience.” Sempre que há dúvidas de como ou qual a melhor estratégia para Employer Branding em determinado momento, eu penso nisso e realmente esse mantra me faz voltar de volta ao prumo e ao que realmente importa quando se trata de gestão de marca empregadora. E vocês ainda vão ouvir muito falar sobre isso…

It´s all about people. It´s all about Experience. Yeaaaahhhhh!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *