A importância do EVP – Employer Value Proposition para definir quem é você como marca empregadora

Não sou adepta do termo “guerra de talentos”, usado desde a década de 90 para explicar que os melhores talentos do mercado são disputados por várias empresas. Acho que o termo trata gente como território, coloca o ser humano sem poder de decisão e em um cabo de guerra entre duas ou mais empresas. O termo impõe agressividade ao processo de atração de talentos, colocando holofotes sobre as empresas que disputam o mesmo mercado e não sobre quem deveria ser o foco principal, o talento.

Como eu costumo dizer “It’s all about people. It’s all about experience.” E sendo assim, falando sobre pessoas e experiências, faz mais sentido a meu ver, o talento ser conquistado, para que ele venha por escolha própria, enamorado, atraído – e retido – por aquilo que sua empresa oferece de diferente e que deve ser mais do que um bom salário.

Segundo o Love Mondays/Glassdoor, as seis considerações mais importantes para um profissional aceitar um emprego são:

1. Salário

2. Oportunidades de promoção carreira

3. Qualidade de Vida

4. Localização

5. Benefícios

6. Cultura e valores da empresa

Mas, se depois de empregado, perguntarmos ao mesmo talento o que o mantém trabalhando na empresa, a pirâmide se inverte e a reposta será “Cultura e valores” no topo.

O que isso significa? Que pessoas buscam experiências únicas. Dinheiro não compra tudo, bem sabemos. Se o salário e os benefícios podem ser bons atrativos no primeiro momento, eles passam a ser segundo plano quando a cultura, os valores e o EVP – as promessas de valor do empregador – são o que fazem a diferença no dia a dia dos profissionais.

#NãoSejaEssaEmpresa que promove seus “diferenciais” somente no pilar de remuneração e benefícios. Os melhores talentos esperam muito mais do que isso.

Também não tente ser a empresa que promove milhares de promessas e se põe no papel superior de melhor empresa para se trabalhar do mundo, dizendo que entrega mil promessas para encantar o candidato. Promessas essas que não cumpre. Provavelmente você já deve ter ouvido a frase: “Quando você tenta ser tudo para todo mundo, acaba não sendo nada para ninguém”. Ela vale também para o Employer Branding.

Com a mentalidade de “guerra de talentos”, muitas empresas continuam investindo em glamourosas campanhas e ações de contratação, mas, que no fundo, não as representam. Você vê fotos bonitas, espaços coloridos, gente diversa, mas, faça um teste. Employer Branding não é isso! Tire, apague o logotipo, a marca dessas empresas das campanhas, e depois pergunte aos candidatos se eles reconhecem de qual empresa é a campanha.    Provavelmente vão dizer dezenas de nomes de empresas que caberiam ali e não vão acertar de quem realmente é a campanha. Isso porquê, não há diferencial!

Pessoas são atraídas por aquilo que brilha os olhos, por aquilo que diferencia, por empresa que possam oferecer a elas experiências únicas. É aí que entra o EVP!

O EVP é um conjunto único e pessoal de ofertas, associações e valores, que identificam aquilo que as empresas entregam como diferencial e promovem positivamente as ações e as comunicações externas – que atraem os candidatos – e internas, que contribuem para o engajamento e a retenção.

É o EVP bem comunicado que vai tirar a sua empresa da tal “guerra de talentos” e atrair profissionais alinhados com a sua cultura, apaixonados pelo seu jeito de ser, mesmo que esse jeito não seja perfeito, porque no fundo, os talentos não querem perfeição, querem diferencial.

Segundo o LinkedIn, empresas que possuem  forte posicionamento de marca empregadora possuem até 3,5 vezes mais aplicações nas duas oportunidades de trabalho e o turnover dos colaboradores chega a ser 11% menor nas empresas que possuem boas propostas de valor (EVP).

Você já pensou quem é a sua empresa como marca empregadora? O que faz um candidato ou um colaborador escolher a sua empresa e não o seu concorrente?  Se você ainda não pensou a sério sobre EVP, está mais do que na hora de pensar.

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